Taxa Selic Hoje 2018 – Juros Atual, Mensal e Acumulado

Neste artigo veremos qual a taxa Selic hoje, acumulado em 2018 e nos últimos 12 meses, fique por dentro de como está andando a taxa Selic e toda a economia do Brasil em geral, com diversas outras taxas.

TAXA SELIC HOJE: 6,5%

Taxa Selic hoje 2018

Sobre a última reunião do BC que manteve a Taxa Selic hoje em 6,5%

No dia 31 de outubro, tivemos mais uma reunião do Banco Central, aonde o Comitê de Política Monetária (Copom), decidiu por manter o porcentual da taxa Selic em 6,50% ao ano.

O que já era bastante previsto pelo mercado financeiro, a taxa de juros Selic deve se manter a mesma por mais alguns meses, no mínimo até o ano que vem (2019), isso segundo os investidores.

Que vale lembrar, dificilmente erram, praticamente impossível! Sempre conseguem antever uma possível queda ou subida da taxa Selic, o que não deve acontecer em 2018.

Qual a taxa Selic hoje? E neste mês?

Hoje é 6,5 %, abaixo você confere diversas tabelas da Taxa Selic hoje, nelas podemos ver que a taxa Selic ficou em 0,52% em junho, nos últimos 12 meses está em 7,36% e no acumulado de 2018 3,18%, hoje a taxa Selic é de 6,5%. Observe melhor os números para o mês de agosto e setembro de 2018:

TABELA COM A TAXA SELIC MÊS A MÊS E NO ACUMULADO 2018

MÊS TAXA SELIC
TAXA SELIC JANEIRO 0,58%
TAXA SELIC FEVEREIRO 0,47%
TAXA SELIC MARÇO 0,53%
TAXA SELIC ABRIL 0,52%
TAXA SELIC MAIO 0,52%
TAXA SELIC JUNHO 0,52%
TAXA SELIC JULHO 0,54%
TAXA SELIC AGOSTO 0,57%
TAXA SELIC SETEMBRO 0,47%
TAXA SELIC OUTUBRO 0,54%
TAXA SELIC NOVEMBRO
TAXA SELIC DEZEMBRO
ACUMULADO NO ANO DE 2018 5,39%

TABELA COM VÁRIAS TAXAS

TAXA MÊS DE OUTUBRO DE 2018 ACUMULADO DO ANO
Taxa Selic 0,52% 3,18%
CDI 0,52% 3,17%
CDB 0,58% 3,19%
Poupança 0,50% 3,04%
Ibovespa -5,2% 4,76%
Dólar 3,77% 16,56%
Euro 3,26% 14,24%
IGP-M 1,87% 5,39%
IFIX -4,01% -4,55%

REDUÇÃO DA TAXA SELIC

O Copom anunciou em março (21/03) de 2018 a redução da taxa básica de juros, a famosa taxa Selic, a redução foi de 0,25%, passando de 6,75% para 6,5% ao ano. Vale informar que é o 12º corte em seguida, batendo o menor índice da história!

A tendência de mercado, pelo menos por enquanto, é de mais queda ainda! Sendo muito falado em uma queda para 6,0% ainda apenas boatos.

Histórico da Taxa Selic desde 2000

Histórico da Taxa Selic

QUAL O VALOR DA TAXA SELIC ATUAL? NOS DIAS DE HOJE?

Atualmente, a taxa Selic está em constante queda e faz com que estejamos em um dos menores patamar histórico com um valor atualizado de 6,50% com a taxa mensal de 0,52% seguindo todas as informações regidas pelo Copom (conselho) e pelo Banco Central que manteve a taxa básica de juros em patamar.

Ainda assim, a cada 45 dias o Comitê de Política Monetária – conhecido pela sigla Copom (mencionada anteriormente) estabelece a meta da taxa de juros Selic para o período, até a próxima reunião, além de sinalizar o viés definitivo. Essa meta é o parâmetro utilizado pelos bancos para a determinação do custo do dinheiro nas operações interbancárias de um dia (overnight) lastreadas em títulos públicos.

O QUE É TAXA SELIC, COMO FUNCIONA? QUANTO RENDE?

Bem simples! A taxa Selic nada mais é do que a média de juros que o governo brasileiro está pagando devidamente por empréstimos tomados pelas instituições financeiras.

Agora, quando a Selic aumenta progressivamente, os bancos preferem emprestar ao governo, porque pagará bem. Já quando a Selic cai, os bancos são “empurrados” para emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior.

Antes de mais nada, é importante entendermos melhor o real significado da taxa Selic e o quão importante ela é para o nosso cenário econômico.

VEJA: IPCA ACUMULADO 2018.
LICENCIAMENTO 2019.
TAXA CDI HOJE.

Ela também é popularmente conhecida como simplesmente de taxa básica da nossa economia, a taxa Selic é a taxa de financiamento no mercado interbancário (abrangendo todas as instituições financeiras registradas no Banco Central), para operações de um dia (ou overnight) que possuem lastro em títulos públicos federais, títulos estes que são listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

Pensando nisso, preparamos para você esse artigo especial com informações atualizadas sobre a Taxa Selic em 2018, além de outras informações importantes!

Como investir na taxa Selic?

Existem algumas aplicações que levam em conta a Taxa Selic, assim como tem as que levam em conta a taxa CDI hoje, etc…pra investir olhando pra taxa Selic, a melhor opção para o investidor é o Tesouro Selic. Procure saber mais em sites, revistas e jornais de finanças.

QUAL O HISTÓRICO DA TAXA SELIC? COMO ACOMPANHAR?

Evolução da taxa básica de juros desde 2012

Após compreender ao certo o real significado da taxa Selic para a nossa economia, você pode e deve verificar qual foi o real histórico da taxa Selic em nossa economia.

Logicamente, não se deve se basear em fatos anteriores para especular fatos futuros, mas é bem interessante entender ao certo a que patamar chegou no passado a taxa mínima de juros da nossa economia e o porquê ela está agora nessa situação em função de várias variáveis econômicas e políticas do nosso Brasil.

Por sinal, uma curiosidade bem interessante é justamente você consultar periodicamente no site da Receita Federal a taxa de juros Selic atualizada.

Leave a Reply