Taxa para tirar o Passaporte – Documentos, Valor, Tempo

Taxa para tirar passaporte

Saiba agora a taxa para tirar passaporte, qual o valor, documentos necessários, tempo que demora para ficar pronto e pegar, dentros outros assuntos importantes.

QUAL O VALOR DA TAXA PARA TIRAR O PASSAPORTE?

O valor da taxa para a emissão de passaporte comum é de R$ 257,25 BRL com entrega em até 45 dias úteis e duração de 10 anos. Agora, para a emissão do passaporte express e passaporte de emergência, ambos possuem o mesmo valor a ser cobrado: R$ 334,42 BRL, só que o passaporte express possui uma duração de 10 anos e o passaporte de emergência apenas 1 ano.

QUAL O PRAZO PARA FICAR PRONTO E PEGAR O PASSAPORTE?

Geralmente leva de 3 até 7 dias úteis, sendo feita uma ligação para o telefone celular da pessoa assim que ficar pronto. Na maioria das vezes, quando a demanda não está muito alta, os passaportes são feitos em no máximo 3 dias úteis, já estando pronto para retirada no posto da Polícia Federal.

QUAL O PRAZO DE VALIDADE DE UM PASSAPORTE?

Como informado anteriormente, a validade ou melhor duração do passaporte está ligado ao modelo selecionado, ou seja, passaporte comum ou passaporte express sendo ambos 10 anos de duração e o passaporte de emergência 1 ano.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TIRAR PASSAPORTE

Você vai precisar ter um documento com foto para identificação, RG, CPF, caso tenha um passaporte que já expirou apresente-o também, Comprovante Bancário de Pagamento da Guia de Recolhimento da União (conhecida pela sigla GRU) e para homens o documento que demonstre a quitação junto ao serviço militar.

Um dos melhores documentos a se solicitar, especialmente quando estamos nos referindo a viagens no exterior, para conhecer culturas, regiões e pessoas novas, dentre outros.

Sobre Passaporte

Contudo, para que isso seja possível será necessário ter em mãos o documento pronto da nossa República Federativa do Brasil, e o processo é bem simples: bastando solicitar no site, pagar a taxa que corresponde á emissão do documento, bem como o preenchimento de todas as suas informações cadastrais.

Primeiro, precisamos nos atentarmos dos documentos necessários para prosseguirmos não somente com o cadastro online, mas também na apresentação física:

Documento de Identidade (conhecido como RG – Registro Geral), Passaporte Antigo (caso o possua), Comprovante Bancário de Pagamento da Guia de Recolhimento da União (conhecida pela sigla GRU) e do seu CPF. Ainda assim, será analisado se há alguma irregularidade com seus documentos e caso seja do sexo masculino, se está quite com o serviço militar para prosseguir com a emissão do seu passaporte junto a Polícia Federal.

Através do site você poderá prosseguir normalmente com a solicitação do seu passaporte, lembrando verificar se todas as informações preenchidas estão corretas antes de enviar para a Polícia de Imigração.

O QUE É GRU?

Trata-se da Guia de Recolhimento da União, que é o nome da taxa a ser cobrada por você para a emissão do passaporte junto a Polícia Federal com todas as normativas internas e critérios. Bem simples, não é mesmo?

COMO FUNCIONA O PROCESSO NO POSTO DA POLÍCIA FEDERAL

Pra quem nunca foi, geralmente fica em lugares “escondidos” dentro de um Shopping, tem cadeiras para você sentar e esperar sua vez.

Primeiro um policial te atende para ver o horário agendado, se estiver tudo correto é esperar no máximo 10 minutos para ser atendido, por um policial federal que vai fazer todo o processo de cadastro, fotos e digital, que demoram no máximo 20 minutos. São várias pessoas atendendo e fazendo ao mesmo tempo.

É bem tranquilo, rápido e fácil! Providencie agora mesmo a retirada do seu passaporte.

Leave a Reply