Como Saber em Qual Lote Vou Receber a Restituição em 2019?

A pergunta que não quer calar: “Como saber em qual lote vou receber a Restituição em 2019?”, confira agora o cronograma feito pela Secretaria da Receita Federal, descubra quando irá receber seu pagamento.

Qual Lote Vou Receber a Restituição 2019?

A Receita Federal divulga todo ano 7 lotes, de junho até dezembro (1 lote por mês), a cada lote fica disponível no site oficial quem vai receber.

É necessário aprender como consultar a restituição do Imposto de Renda, que fica disponível no site da Receita federal, mostrando quem vai receber.

Geralmente cada lote é divulgado 1 semana (7 dias corridos) antes do pagamento. É bom ficar sempre atento divulgação dos calendário de lotes da restituição, salve o Taxas Hoje nos favoritos, vamos divulgar aqui!

Devido a uma lei federal, os aposentados, pensionistas e deficientes físicos devem receber primeiro, alias é qualquer provento do Governo Federal, Estadual ou Municipal.

Sendo assim, o lote que você vai receber a restituição não tem como ser previsto, depende do número de idosos e deficientes que estão na sua frente, além daqueles que declararam antes.

Como receber a Restituição o quanto antes

Quer receber com antecedência? Fique ligado! Faça a entrega da declaração do imposto de renda 2018 o quanto antes, assim tem mais chances de entrar nos primeiros lotes, logo após os aposentados, pensionistas e deficientes físicos.

Vale informar, são mais de 28,3 milhões de declarações esperadas em 2019, sendo que apenas 20% pagam em março, pague antes e receba antes.

É certeza? Não! Isso não é nenhuma garantia, pode acontecer de pagar em março, e só receber no ano que vem (2020), mas não é tão normal de acontecer, entenda melhor lendo até o final.

Quanto vou receber de Restituição de Imposto de Renda 2019?

Ainda não é possível descobrir. Será divulgado 1 semana antes de depositarem na sua conta, ou seja, é bem em cima da hora a divulgação dos valores.

É melhor ficar de olho na divulgação das datas de cada lote, e consultar no site quando irá receber, se é que você irá receber alguma coisa,  tudo depende da Receita Federal, que tanto amamos.

Como Saber em Qual Lote Vou Receber a Restituição em 2019

Depósito da Receita Federal na sua conta bancária

Para a transferência do valor direto na conta corrente, a Receita Federal olha o código do banco, número da agência, número e titularidade da conta, tudo informado na declaração.

Se der qualquer erro na hora do depósito, o pagador deverá entrar em contato com o Banco do Brasil para fazer a transferência; dessa vez, sendo necessário enviar para outra conta, com a mesma titularidade. Os valores mudam conforme a taxa Selic.

Telefones disponíveis do Banco do Brasil para uma nova tentativa: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Ao passar 1 ano da primeira tentativa de pagamento, o dinheiro que estava no Banco do Brasil (BB), volta a Receita Federal. Agora para resgatar o dinheiro, será necessário preencher o formulário “Pedido de Pagamento de Restituição”:

Pedido de Pagamento de Restituição no E-CAC

Dúvidas frequentes sobre a Restituição do Imposto de Renda

Veja alguns status que vão aparecer no site da Receita Federal durante o processo de análise da sua declaração do Imposto de Renda pessoa física (IRPF). São dúvidas frequentes dos contribuintes:

  • Em Processamento: Quer dizer que foi recebida, pode até estar sendo analisada, mas ainda não por completo. Resta aguardar…
  • Processada: Significa que já foi encerrado o seu processo de declaração do imposto de renda, não tem direito a restituição, mas não caiu na malha fina;
  • Processada – em Fila de Restituição: Esta é mais clara, obviamente, quer dizer que está tudo certo com a sua declaração, agora é aguardar os próximos lotes da restituição para ser pago;
  • Com Pendência: Quanto acontece essa situação, vem logo uma informação adicional, dizendo o que está pendente na declaração. Geralmente são informações desencontradas, muito causado por despesas médicas ou hospitalares;
  • Em Análise: Significa que estão analisando sua nova declaração, após ser notificado como “Com pendência”.

Achou que está salvo? Não…não…vale lembrar, a Receita Federal tem até 5 anos para te notificar sobre as informações passadas. Não é porque foi “processada”, que isso te isenta de tudo que fez em 2018, leva mais 5 anos.

Não recebi a restituição no último lote e agora

Isso não quer dizer que sua declaração está com alguma pendência, acontece que algumas declarações são retidas para o próximo ano, sendo a Receita Federal para fazer uma análise mais longa da sua declaração.

Lotes da Restituição do Imposto de Renda 2019

Calendário da Restituição IR 2019

Este é o provável calendário da restituição 2019, levando em consideração que no último ano, divemos mais ou menos essas datas, alterando apenas os fins de semana e feriados para o primeiro dia útil. Restituição 2018 foi assim:

  • 1º lote: 15 de junho de 2019;
  • 2º lote: 16 de julho de 2019;
  • 3º lote: 15 de agosto de 2019;
  • 4º lote: 17 de setembro de 2019;
  • 5º lote: 15 de outubro de 2019;
  • 6º lote: 16 de novembro de 2019;
  • 7º lote: 17 de dezembro de 2019.

O que é a Restituição do Imposto de Renda?

É um ajuste do dinheiro que você pagou a mais ou a menos de imposto para a Receita Federal, sendo devolvido na sua conta bancária ou gerado um novo darf para pagamento do que ficou faltando.

Significado de carne leão - IR

O que deve ser feito para o contribuinte receber a restituição?

Primeiramente, todos os dados referentes aos ganhos, despesas, pagamentos de INSS, retenções de impostos na fonte e possíveis pagamentos de tributos em guias, devem ser informados.

Além das informações serem necessárias para o programa constatar o direito a restituição, são precisos porque a emissão de dados pode fazer o declarante cair na malha fina.

Restituição Pessoa Física x Pessoa Jurídica

Pessoa Jurídica pode receber a restituição, mas existem várias restrições, comparado a pessoa física. Exemplo: Deduções em despesas médicas, saúde e educação não são válidos em PJ. E vale lembrar, toda pessoa jurídica precisa fazer a declaração como pessoa física, ou seja, tem direito a restituição também!

Já MEI (Microempreendedor) não tem direito à restituição de imposto de renda, isso porque tem a sua guia de tributos única, por isso é isenta de declarar impostos de renda.

Leave a Reply